PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

sábado, 13 de setembro de 2008

Ver é uma dádiva

Nós conseguimos saborear, cheirar, ouvir, sentir e ver.

Todos estes sentidos, permitem-nos tirar proveito de inúmeros actos: saborear um cozinhado, o nosso preferido e poder afirmar que se encontra delicioso, cheirar o ar puro e limpo que a natureza nos oferece, podendo limpar os pulmões de efeito causado pela cruel matança da atmosfera, poder ouvir e apreciar uma canção, aquela que mais nos descontrai, poder ver uma paisagem ou uma figura ou até um simples quadro que nos transmita uma simples sensação de bem-estar.

São todas estas sensações que nem todos nós nos podemos orgulhar de sentir, apreciar, acariciar e até agradecer.

Se me é permitido dizer, eu era capaz de viver sem esses sentidos excepto sem a visão. É certo que deixaria de apreciar muitas outras coisas, como por exemplo deixaria de ouvir quem comigo falava mas, ao menos conseguiria ver a cara daquele locutor e saberia em que tocava e como era.

Devido à visão, nós seres humanos conseguimos ter das mais belas emoções, é graças a ela que conseguimos imaginar e ter os nossos sonhos.

Sem visão, eu correria inúmeros riscos nestas enormes e inadaptáveis cidades. O que deveria ser um trabalho a meias, ou seja, a cidade e a pessoa invisual adaptarem-se mutuamente, torna-se no trabalho de um só, tendo o invisual que se adaptar à cidade.

Não há nada que se compare com o acto de olhar algo, espectacular ou horrendo, e poder comentá-lo, positiva e/ou negativamente junto de alguém. As inúmeras imagens que eu não poderia ver, tantas e todas elas que ficariam por apreciar, tantas as figuras que ficariam para olhar e outras tantas que queriam ser vistas e tal não seria possível.

Também é um facto que se não víssemos e se alguém nos dissesse que o homem andava a assassinar milhares de árvores para as substituir por gigantescos prédios onde ninguém irá morar, ou para colocar uma fábrica que encurta ainda mais o número de árvores, se calhar não acreditávamos e se este holocausto sobre as árvores prosseguir e neste contínuo descontrolo, todos nós deixaremos de ver devido ao acumulado de dióxido de carbono no nosso planeta.

Sem comentários: